"UM BLOG. Porque sim. O DESAFIO. Escrever, simples e claro! TITULO. A Sociedade por tudo ou por qualquer coisa. NoS, porque é de Nós todos e de Nuno Oliveira Santos."

sexta-feira, setembro 10

UV 2010 e Formação

UV'10. Tal como prometido, aqui fica um 'resumo' da minha participação na Universidade de Verão 2010. 8ª Edição da Formação Politica do PSD, JSD e Instituto Francisco Sá Carneiro. 
FORMAÇÃO. Sou fã, confesso! Se há forma de garantir o melhor resultado, com a melhor qualidade, esta passa, sem dúvida, pela formação de todos os 'colaboradores'. A UV'10 é exemplo de Rigor e Qualidade. Intensiva mas transcendental! Recomenda-se... claro!

UV 2010 | 5910 DIA 7

PART I. Sem muito descanso, avaliação da UV2010. Inquéritos de satisfação. O momento de controlo do evento, feito pelos participantes. Imprescindível para uma excelente organização!
PART II. Pedro Passos Coelho. Encerramento da UV. Discurso coerente. Sem guerrilhas de palavras e com exposição das soluções para problemas do País. Falar… claro! Assim é fazer política.
PART III. Em Suma. Politiquices à parte. Experiência Fantástica. Transcendental. Excelente aprendizagem. Aconselho tudo e todos. Grande Organização. Grande Staff.
PART IV. Grupo Roxo. José Castela (Santarém), Adolfo Jacomé (Viana do Castelo), Joana Felicia Baptista (Almodovar), Nuno Carrasqueira (Pombal), Inês Sá (Lisboa), Fernando Salgado (Rio Tinto), Rui Pinto (Murça) e Inês Batista (Amarante). Se não for antes (vai ser...) até 2011...

UV 2010 | 4910 DIA 6

PART I. Assembleias. Exercícios de Simulação. Análise de Carlos Coelho e Agostinho Branquinho. Quase 3 ‘vitórias’. Por 1 voto não foi 3 em 3. Grande ambiente. Muita qualidade nos participantes. Grande experiência.
PART II. Cultura com F. José Viegas e António Pinto Ribeiro. Eterna pergunta: quem paga a Cultura? São tantas as formas de ver cultura. Património, turismo, artes, espectáculos, etc. “70% do Orçamento de Estado é para conservar e manter Património”. Um ambiente diferente nesta conferência. Uma tertúlia a gosto. Com simpatia. Com sensação. Um cultivo de culto, culturalmente cultural. Não será a cultura, educação também?
PART III. Jantar conferência com Elvira Fortunato. Cientista portuguesa de micro-electrónica, uma das melhores do mundo. Sempre ficou em Portugal pela família. Previsão para os próximos 50 anos. Resposta. “Minority Report”. Curioso.
PART IV. 3ª Saída do Hotel. Momento de Convívio a sério! Com antigos participantes. Mais do que merecido. Tínhamos 8,5h até às 8h30 da manhã. Ko às 3h30! Mas pelo meio, uma animação completa na Feira Medieval. Barraca “alquimista” para a memória. Música à capela entre elementos de vários grupos. Raízes ‘tunantes a virem ao cimo’. Afinal é tunos em todo o lado.

UV 2010 | 3910 DIA 5

PART I. Carlos Coelho (O Director) e Moita de Deus (sim, o Homem do Armada 31). “Falar… Claro”! Das melhores aulas. Fantástico! Muito bons argumentos. Excelente complementaridade. Grandes exemplos. Curioso ainda, o título e seu significado: Está claro que é preciso falar em política - para esclarecer! E Falar Claro - para ser eficaz!
PART II. Tarde dedicada ao combate à corrupção! Guilherme D’Oliveira Martins. Uma aula típica. À moda antiga. O professor a falar e os alunos a ouvir. “Devia haver menos leis, e mais simples”.
PART III. Alexandre Relvas. Uma vez que foi Director de Campanha de Cavaco Silva em 2006, foi ‘picado’ a fazer previsões, mas desviou bem. Se Cavaco Silva for candidato estará lá para apoiar!
PART IV. Mais do mesmo. Trabalho e muito cansaço acumulado. Preparação de Temas da Assembleia. Um programa de Governo - Circulos Uninominais; e 2 Oposições - RSI; Programa de Reorganização Administrativa Territorial; Preparação e ensaios de discursos. Uma longa noite.

quinta-feira, setembro 9

UV 2010 | 2910 DIA 4


PART I. Carlos Pimenta. Ambiente e Energia. Sem dúvida o "professor" que mais vestiu a camisola. Frenético!
PART II. Assembleia extra-ordinária com apresentação de trabalhos. Implantação da República. Uma simulação de Conferência de Imprensa. De “ultima hora”. Objectiva. Clara. Inovadora. E com um nome para a História “Formação 5 do 10, dos 5 aos 10”. Quiçá uma formação para aplicar pelo País fora.
PART III. Anfitriões de Jorge Guimarães com presença de Miguel Relvas. O Cientista e Empresário da Alert.pt. O Homem do sonho: “luta contra o envelhecimento humano”. “Já desistiram de viver? Eu não!”.
PART IV. 1ª Saída do Hotel. 17h30. Visita guiada a Castelo de Vide. Apresentação de momento cultural. "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" & "Pelo Sonho é que vamos". 23h30 Gala UV2010. Animação e criatividade dos grupos e do staff. Depois, 2ª saída do Hotel e 1º momento de convívio (3h de pausa in café mais próximo. isto às 2 da manhã). Elaboração do JUV, com destaque ao grande Paulo Colaço - entrevista às 5h da manhã ao homem da máquina, apresentador das Galas e reporter da UVTv!

UV 2010 | 1910 DIA 3

PART I. António Carrapatoso. Lição de Economia. Análise de indicadores macro e microeconómicos. Muitos dados. Reforma do Estado. Elevação dos privados. “Mas quais as regras do jogo? Ninguém as sabe. É tudo, muito pouco claro!”.
PART II. Padre Lino Maia. Levantou a plateia. Problemas sociais in foco. “Quanto à taxa de natalidade? Bem, eu não tenho feito nada quanto à tn.”
PART III. Miguel Maduro, grande partilha de experiência. Investigador e Pedagogo. Lição: Criticar é fácil, mas após uma afirmação, questiona-te: "Porquê? Porque não? Com base em quê? Porque estou a perguntar? Qual a alternativa?”. Imagem de marca: 'Why?'
PART IV. Debates in grupo, trabalhos para apresentar e a pressão/ansiedade à mistura = +1 noite em claro! Quinta seria um dia mais do que cheio! Muitas das tarefas sorteadas calharam no mesmo dia. Tudo ao mesmo tempo.

quarta-feira, setembro 8

UV 2010 | 31810 DIA 2

PART I. Após pequeno almoço iniciaram as “aulas”. 9h58 toda a gente na sala. Nunca antes vi! 10h e 00 primeira palavra do Reitor. Miguel Monjardino. Perito em Relações Internacionais. Portugal deveria aproveitar a lusofonia, para não perder comboio das relações EUA/China. Um vídeo fantástico, “India Tree”!
PART II. Marcelo RS. A Social-democracia. A História. Interessantíssimo. E para os jovens? “Devemos realizar actividades para conseguir transmitir os valores aos mais novos.”
PART III. Leonor Beleza. A única conselheira de Estado, mulher. Uma Senhora! Grande jantar/conferência.
PART IV. Sempre no Hotel. Intranet ao rubro. Participações individuais. Planeamento dos trabalhos de grupo. Centenário da Implantação da República e preparação da Assembleia (exercicio de simulação). Grupo Roxo nas Redes Sociais. Preparação de Momento cultural. Conselheiro Paulo Pinheiro sempre atento.

UV 2010 | 30810 DIA 1



PART I. Viagem à conversa com Murça, Boticas (representação de Bragança), Vila Pouca de Aguiar e Vila Real. Os representantes da região. 1º Momento de usufruto de Castelo de Vide. Almoço. Um e único banho na piscina.
PART II. Uma recepção calorosa. Abertura Impetuosa e Pontual – uma das marcas do evento. Explicação de regras. 1ª Querer aprender (…). Maior impacto – Imagem e identidade da UV – Fantástica e a impor respeito.
Part III. Trabalho. 23h30. Logo após a abertura. Conhecimento dos companheiros da semana. Missões individuais e de grupo. Apresentação das pessoas e planificação dos trabalhos. Fim às 4h30.